quinta-feira, 2 de abril de 2009

História, estilo e influências

O System of a Down usa uma grande variedade de instrumentos, incluindo guitarra, bateria bandolins eléctricos, cítaras, violões de 12 cordas e vários outros instrumentos asiáticos. Suas principais influências são as bandas mais antigas de rock alternativo, mas eles também foram influenciados pelo heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folk da Arménia, rock clássico, blues e industrial.

O 1° álbum da banda foi lançado em 1998, se chamava apenas System of a Down e alcançou algum sucesso com o compacto 'Sugar' tocando bastante em rádios nos EUA, seguido pelos compactos 'Spiders' e 'War?'. A banda excursionou pela América e em 2000 voltou ao estúdio para gravar seu segundo álbum, 'Toxicity', que viria a ser aclamado pela crítica. O disco estreou em 1º lugar na parada da Billboard e no Canadá, eventualmente chegando à marca de 5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum estava em 1º lugar nos EUA em 11 de Setembro de 2001 e por conta do ambiente político criado pelos ataques ao WTC e ao Pentágono o controverso hit 'Chop Suey!' foi proibido de tocar em diversas rádios. O clipe, no entanto, ganhou ainda mais popularidade na MTV, assim como o segundo compacto, 'Toxicity'.

Em 2001 as canções que não entraram no disco Toxicity foram disponibilizadas na internet e tiveram uma boa recepção. Algum tempo depois a banda enviou um comunicado dizendo que os fãs estavam ouvindo versões inacabadas das músicas e voltou ao estúdio para regravar o álbum. O resultado foi o terceiro disco, Steal This Álbum!, lançado em novembro de 2002. A banda adotou um estilo minimalista na arte do álbum, com o CD com o aspecto de um CD Regravável, uma referência aos ataques da RIAA contra a troca de arquivos na internet e a pirataria. Cada um dos quatro mebros da banda criou uma capa especial para o disco e 50 mil cópias de cada uma das quatro versões foram colocadas a venda. O nome do álbum é uma referência ao clássico da contracultura Steal This Book, de Abbie Hoffman. Os compactos 'Innervision' e 'I-E-A-I-A-I-O' foram lançados como discos promocionais apenas para as rádios e tiveram bastante execução em emissoras alternativas. O vídeo da canção 'Boom!' foi dirigido por Michael Moore em um protesto contra a Guerra no Iraque.

Entre 2004 e 2005 a banda gravou tantas músicas que resolveu lançar dois discos em um mesmo ano. No início de 2005 a canção 'Cigaro' foi colocada na internet por membros da equipe da banda e causou sensação entre os fãs. O disco Mezmerize foi lançado nos EUA e na Europa em 17 de Maio de 2005 e na Austrália em 22 de Maio de 2005. Ele estreou em 1º lugar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e em outras partes do mundo, sendo o segundo álbum da banda a chegar ao 1º lugar das paradas e alcançando 800 mil cópias vendidas no mundo todo em uma semana. O álbum teve boa recepção dos críticos e o primeiro compacto 'B.Y.O.B. (Bring Your Own Bombs)' – que questiona a integridade da guerra – chegou ao topo das paradas da Billboard. O compacto seguinte, Question!, foi lançado com o baixista Shavo Odadjian co-dirigindo o clipe. Após o lançamento de Mezmerize a banda entrou em turnê nos Estados Unidos e Canadá com o The Mars Volta como banda de abertura.
Em setembro de 2005 a banda filmou o vídeo de 'Hypnotize' durante um show em Grand Rapids, Michigan. O compacto foi lançado no final do mesmo mês. O vídeo saiu simultaneamente na MTV e no oficial do SOAD em 1 de novembro de 2005. Em 22 de Novembro a segunda parte do álbum duplo Mezmerize/Hypnotize, Hypnotize foi lançado. Ele também estreou em 1º lugar na Billboard Hot 100.


Sem comentários:

Enviar um comentário